Deusas Senepol (78)

Semana Sou Senepol mostrou força e sucesso da raça para o País

Eventos atraíram atenção de criadores de todo o Brasil e celebraram movimento forte dentro do Senepol

A Semana Sou Senepol, realizada durante a 79ª edição da Expogrande, a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, entre os dias 30 de março e 6 de abril, mostrou para todo o país a força que move os criadores da raça que mais cresce no Brasil. Durante a abertura da exposição, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou os estandes do pavilhão Sou Senepol e ressaltou a força da pecuária brasileira, na produção de animais e carne de qualidade. O evento teve a chancela oficial da Associação Brasileira de Criadores de Bovino Senepol (ABCB).

Abertura Expogrande 2017 (4)

Senepol Meat

O dia 31 de março de 2017 marcou o pré-lançamento da carne Senepol Meat – Supreme Quality Meat, um passo importante dentro da raça em Mato Grosso do Sul. O programa Senepol Meat tem como objetivo de promover, diferenciar e qualificar carnes da raça levando ao mercado um produto de alta qualidade do cruzamento da matriz Nelore com o touro Senepol. O choque de sangue zebuíno com taurino (chamado de heterose) que absorve as melhores qualidades das duas raças como rusticidade, precocidade sexual e de ganho de peso, resulta em uma carne extremamente macia, suculenta e saborosa, com o padrão e excelência em qualidade que muitos consumidores procuram.

jatar1

Incentivado pelo grupo que compõe o Sou Senepol, formado pelos criatórios Senepol CMI, Senepol San, Senepol Branda Mundo, Senepol LLS e Senepol Tamar, o lançamento do Senepol Meat foi considerado um sucesso. Autoridades, empresários, donos de boutiques de carne, churrascarias e a imprensa especializada puderam comprovar o trabalho desenvolvido, fruto da parceria entre Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol – NBM Senepol e a empresa L4V Carnes.

O programa Senepol Meat tem também como objetivo incentivar a eficiência dos criadores, com premiações por carcaças de melhor qualidade, aumentando a rentabilidade do produtor; fomentar a utilização de touros registrados (PO e PC) além de selecionar fenotipicamente animais para o programa.

6ª PADS Senepol

Ainda durante a Semana Sou Senepol, o auditório da Embrapa Gado de Corte sediou a entrega dos resultados da 6ª Edição da Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol (PADS) realizada pelo Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol, em parceria com o Geneplus Embrapa. Produtores e participantes da única prova de avaliação a campo da raça no Brasil se reuniram e celebraram os resultados, em Campo Grande (MS).

003-1

O encontro começou com abertura do presidente do NBM, Roberto Folley Coelho Neto e palestra da professora Eliane Costa e Silva, da FAMEZ/UFMS sobre resultados de pesquisas feitas levando em consideração precocidade, resistência ao calor e fertilidade.

A 6ª Edição da PADS aconteceu por 252 dias na fazenda San Francisco, berço do criatório Senepol San. Foram 56 dias de adaptação e 196 dias de prova efetiva a pasto. Para a avaliação dos técnicos dos animais foram elencados vários itens entre eles: pesagem final, perímetro escotral, Área de Olho-de-Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS), Marmoreio (MAR), além de escore de conformação frigorífica e as características raciais (pelo, umbigo, aprumo e etc).

Assembleia da ABCB

A ABCB realizou também uma assembleia geral com os associados e pode apresentar projetos e orçamentos para o ano de 2017, além das ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade para promover a raça em todo o Brasil.

foto capa

Entre as propostas apresentadas estiveram o projeto “Senepol, Simples e Lucrativo, do Pasto ao Prato”, para conscientizar os pecuaristas sobre a importância do uso do touro registrado (RGD) para melhoria da qualidade dos rebanhos e o mais novo canal de comunicação com o associado “Fale com a Diretoria (canal 0800)”, apresentado pelo presidente Pedro Crosara e pela diretora de relação com o associado, Vera Reich, respectivamente. Além dos projetos, o diretor financeiro José Alexandre de Mello Cunha apresentou o orçamento da entidade, que foi aprovado pelos associados presentes.

Senepol, Feito no Brasil

A Semana Sou Senepol também marcou o lançamento do segundo livro da raça Senepol, pela ABCB, escrito pelo jornalista Daniel de Paula, “Senepol, Feito no Brasil” dentro da Expogrande.

livridaniel1

Nesta segunda edição, contem relatos dos criadores que adotaram a raça, suas histórias de vida e a formação do rebanho pelo Brasil. Daniel realizou a entrega do livro para criadores e participantes do lançamento com autógrafo.

Curso Intensivo

Durante a presença da ABCB na Semana Sou Senepol, a entidade também realizou o “Curso Intensivo sobre a Raça Senepol”, com aulas teóricas no auditório da Associação de Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul) e as práticas na fazenda Brandamundo, tendo como foco principal o padrão racial de machos e fêmeas, além da avaliação e do desempenho reprodutivos dos animais.

curso1

O presidente da ABCB Senepol, Pedro Crosara, realizou a abertura do “Curso Intensivo sobre a Raça Senepol”. Entre os palestrantes estiveram Celso Menezes (superintendente técnico da entidade), o jornalista do Canal do Boi, Daniel de Paula, o médico veterinário Júnior Fernandes, os pesquisadores da Embrapa Gilberto Menezes e Luiz Otávio Campos da Silva, o professor da UNESP, José Fernando Garcia e o médico veterinário Júnior Palpério, da Tecgen Embriões.

Encontro das Divas

As mulheres criadoras de Senepol também tiveram o seu dia especial. O Encontro das Divas  reuniu produtoras e representantes de criatórios de várias regiões do País. Elas foram recebidas no Espaço Gourmet do Canal do Boi, com palestra da coach Luciana Rondon, repleto de dinâmicas com o grupo Chico Maria, além de um curso de automaquiagem com diretora da Mary Kay, Jackeline Gomes. O evento teve conhecimento, momentos emocionantes, um leilão beneficente e claro, um almoço delicioso para botar o papo em dia.

Divas (127)

Leilões

A Semana Sou Senepol fechou com chave de ouro uma programação realizada com muito empenho pelos promotores dos criatórios Senepol CMI, Senepol San, Senepol Branda Mundo, Senepol LLS e Senepol Tamar. Foram realizados quatro leilões da raça Senepol, sendo três de fêmeas e um de touros, todos com a chancela pela ABCB Senepol, realizados durante a 79ª Expogrande obtiveram faturamento de R$ 2.652.240,00, conforme a Programa Leilões.

Deusas Senepol (58)

A Semana Sou Senepol demonstrou a força da raça que mais cresce no Brasil e a melhor opção para os pecuaristas com relação custo x benefício para manter sua fazenda, seus negócios e ainda poder disponibilizar para o mercado brasileiro uma carne com qualidade.

Até a próxima Semana Sou Senepol, em 2018!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>